“Países europeus não são suficientemente ricos para cobrir lacuna”: sem apoio dos EUA, como vai a Ucrânia aguentar-se?

Adotar uma estratégia defensiva e esperar que a Rússia aproveite este ano para reagrupar-se pode ser a melhor saída para Kiev, que se vê confrontada com a incerteza política dos EUA. Além disso, “se os Estados Unidos reduzirem a ajuda, é provável que os europeus também o façam”, observa Mark Cancian, antigo conselheiro do Departamento de Defesa norte-americano. Os analistas acreditam que ou a Europa acelera a produção de material militar – mesmo que não respeite os padrões de exigência da NATO – ou a Ucrânia tornar-se-á permeável à ideia de iniciar as negociações de paz

“países europeus não são suficientemente ricos para cobrir lacuna”: sem apoio dos eua, como vai a ucrânia aguentar-se?

Donetsk

Sem o apoio dos Estados Unidos, os sistemas de defesa aérea e as munições podem esgotar-se. A capacidade das forças ucranianas para conduzirem ataques de longo alcance na Crimeia e no Mar Negro pode, assim, ser comprometida, já que as ofensivas foram alicerçadas nas armas ocidentais, como sistemas de mísseis táticos fornecidos pelos EUA – os ATACMS. É o que teme Joe Biden, que se tem reunido com membros da Câmara e do Senado, à porta fechada, para alertar sobre o que está em jogo para a Ucrânia. “Os novos pacotes de ajuda dos EUA secaram, mas a ajuda dos pacotes anteriores continuará a fluir durante o verão, embora em níveis cada vez mais baixos”, nota o antigo conselheiro do Departamento de Defesa norte-americano Mark Cancian, em declarações ao Expresso. “O mais recente pacote do Reino Unido será útil, mas distribuído ao longo de dois anos. Os compromissos globais rondam os quatro mil milhões de dólares por mês, embora as entregas demorem meses ou anos.”

Para ler este artigo na íntegra clique aqui

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World