25 de Abril. Jorge Salgueiro e Diogo Faro criam ópera para jovens

O humorista Diogo Faro escreveu e o músico Jorge Salgueiro compôs uma ópera para jovens, intitulada ‘O presidente da associação de estudantes ganhou uma viagem ao Brasil’, que se estreia no dia 24 em Palmela, Setúbal.

O espetáculo, que se estreia no Largo de S. João, em Palmela, às 22h00 de dia 24, tem como objetivo “fazer um paralelismo entre a atualidade das escolas – problemáticas como o ‘bullying’, o racismo, o machismo, a homofobia – e o Estado Novo”, explicou à Lusa o maestro Jorge Salgueiro, diretor artístico da Associação Setúbal Voz.

A ópera integra as comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril de Palmela e terá elementos da Associação Setúbal Voz, da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, do Conservatório de Setúbal e jovens da comunidade escolar dos concelhos de Setúbal e Palmela.

Sobre a história, Jorge Salgueiro conta que “há um presidente da associação de estudantes que cai da cadeira, que é substituído por um outro que defende ideais um pouco estranhos, há uma eleição para a associação de estudantes, à qual concorre uma outra lista – a lista Cravo”, que sai vitoriosa.

“É um paralelismo entre a queda do Salazar, a tomada de poder por Marcello Caetano e o surgimento do Salgueiro Maia”, contou Jorge Salgueiro, referindo que o musical é pensado para jovens, “abordando temáticas muito atuais”.

O maestro e compositor referiu que o espetáculo será de apresentação única, sem possibilidade de circulação por outros locais e palcos.

“A Associação Setúbal Voz faz imensas criações, mas depois temos alguma dificuldade em fazer circular. Neste momento nós continuamos a ser uma estrutura pequena, apesar do apoio da Direção-Geral das Artes. A instituição é relativamente jovem e tem uma estrutura pequena”, lembrou.

Fundada em 2016, a Associação Setúbal Voz é um projeto artístico focado no canto lírico, tanto na interpretação de repertório tradicional como em novas criações.

Atualmente, a associação trabalha em várias valências, tendo um coro, um ateliê de formação de cantores e a Companhia de Ópera de Setúbal, tudo isto numa cidade que é “terra natal da maior cantora lírica portuguesa de todos os tempos, Luísa Todi” (1753-1833), lê-se na página oficial.

No entender de Jorge Salgueiro, “para se fazer circulação nacional ou internacional [de espetáculos] é preciso que haja uma produção por detrás a vender, a divulgar, a insistir com entidades”.

“Nós ainda não temos capacidade de promoção e de fazer chegar aos produtores e às salas o conhecimento de que existimos. […] Setúbal é uma cidade que está muito próxima de Lisboa, mas não se chama Lisboa. Há alguma dificuldade em fazer acreditar as pessoas que a Associação Setúbal Voz faz espetáculos extraordinários. Isso vai levar o seu tempo”, disse.

Leia Também: 25 Abril. Aveleira festejou com foguetes chegada da eletricidade em 1979

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World