Férias em Mar del Plata: uma 'temporada perdida' para os argentinos

férias em mar del plata: uma 'temporada perdida' para os argentinos

Vista aérea da praia de Mar del Plata, na província de Buenos Aires, Argentina, em 17 de janeiro de 2024

Trânsito livre e cidade quase vazia: esse é o panorama de Mar del Plata, principal destino de verão dos argentinos. Com uma inflação anual de 211% e forte desvalorização salarial, a temporada “está perdida” para os comerciantes e é “uma tristeza” para os turistas.

“Alguém de férias deveria estar tranquilo, ficar bem. Não digo que queria esbanjar, mas não deveria ter que ficar fazendo contas”, diz Julián Groppo, um arquiteto de 26 anos que há 10 passa férias de verão nesta cidade costeira às margens do Atlântico, 400 km ao sul de Buenos Aires.

férias em mar del plata: uma 'temporada perdida' para os argentinos

A avenida Colon em Mar del Plata, província de Buenos Aires, Argentina, em 17 de janeiro 2024

Este ano o peso argentino perdeu tanto valor que Groppo teve que reduzir de 15 para cinco dias suas férias anuais e agora passa metade do tempo indo de um comércio a outro em busca de alimentos a melhores preços.

“A verdade é que me deixa triste”, lamenta o arquiteto sobre suas férias truncadas na apelidada “Cidade Feliz”.

Há quase 80 anos, Mar del Plata recebe normalmente seis vezes mais turistas que seus 650 mil habitantes entre o Natal e o mês de fevereiro. Mas neste verão tinha apenas 60% de ocupação na primeira quinzena de janeiro, segundo a Associação Empresarial Hoteleira Gastronômica (AEHG) da cidade.

férias em mar del plata: uma 'temporada perdida' para os argentinos

Um restaurante quase vazio em Mar del Plata, província de Buenos Aires, Argentina, em 17 de janeiro 2024

No terminal de ônibus, das 42 plataformas, há apenas três ocupadas por transportes de longa distância. Do lado de fora, a fila de táxis que esperam passageiros dá a volta na rua, enquanto alguns motoristas comentam sobre o baixo fluxo de turistas.

Um deles, Daniel Molina, lembra que “no ano passado, fazia no mínimo 30 viagens por dia”.

“Hoje, com sorte, chego a 15”, conta, apontando para a rua vazia. “É uma temporada perdida. Olha como está agora: morto!”

– “Outro país” –

Os argentinos sofriam uma inflação de 12% em novembro e de 25% em dezembro, chegando a um total de 211% interanual, a maior desde junho de 1991.

O golpe final foi uma desvalorização do peso de mais de 50% no meio de dezembro, nos primeiros dias do governo do presidente Javier Milei, que precipitou a inflação e contraiu os salários em 20%, de acordo com um relatório da Central de Trabalhadores da Argentina.

Esta disparada de preços coincide com a temporada de férias no cone sul.

Agora, em um país onde o salário mínimo é de 156 mil pesos (946 reais, na cotação oficial), só a passagem de ônibus de ida e volta de Buenos Aires custa 80 mil pesos (485 reais), uma noite para dois em um hotel de categoria média, 50 mil pesos (303 reais), e um jantar em um restaurante, 13 mil pesos (79 reais).

Por isso, comerciantes como José María Mendiola estão com apenas metade das tendas que aluga no balneário ocupadas.

“O que está acontecendo representa a crise vivida pela Argentina. Até dois meses atrás era um país e hoje é outro”, afirma.

Para a agente imobiliária Valeria Pratto, a situação é ainda pior. “Em relação ao ano passado, não aluguei nem a quarta parte”, conta.

– Areia livre –

Mas há um lado positivo para alguns turistas: eles aproveitam o inédito espaço na praia e montam pequenos campos de futebol e outros jogos, algo impossível em outras temporadas, lotadas de pessoas torrando ao sol.

“Quando há muita gente, você passa por aqui e as músicas de todas as caixas de som se misturam”, diz Luciano Rodrigo, um especialista em cavalos de corrida. Agora, ao contrário, ouve-se o forte vento característico da costa argentina.

No ar de Mar del Plata, misturam-se o cheiro do sal e o das espigas de milho cozidas, um petisco comum nas praias do país.

Do outro lado da corda que divide os locais privados da praia pública, os vendedores ambulantes percorrem a orla de ponta a ponta oferecendo bolas, vestidos, óculos e brinquedos.

Guido Salvatierra, de 35 anos, vende milho servido com manteiga, azeite ou maionese por 3 mil pesos (18 reais).

“No ano passado, uma família comprava uma espiga para cada um”, conta. “Agora compartilham”.

mry/lm/db/ic/mvv

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World