Taça do Mundo de Ciclocrosse: Van Aert termina invencibilidade de Van der Poel

Na sua despedida da temporada de ciclocrosse de 2023/24, Wout van Aert pôs fim à invencibilidade de Mathieu van der Poel e conquistou a primeira vitória na Taça do Mundo da época.

Mas foi uma corrida cheia de incidências, a que se assistiu em Benidorm, Espanha, este domingo, a 13.ª da Taça do Mundo, disputada sob um sol radioso, o confronto final da temporada entre os três grandes nomes da disciplina, Mathieu van der Poel, Wout Van Aert e Tom Pidcock, estes dois últimos a cumprirem a sua última corrida na disciplina.

 

A queda do campeão mundial Van der Poel na penúltima volta abriu caminho ao triunfo do seu rival belga, pela terceira e última vez em provas de ciclocrosse esta temporada, antes de voltar à estrada.

O neerlandês da Akpecin-Deceuninck, dominador da temporada de ciclocrosse, foi ao solo quando lutava pela vitória com Van Aert e Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen-Bingoal) e atrasou-se bastante, conseguindo, de qualquer modo, recuperar até à quinta posição final, interrompendo a sequência de dez sucessos consecutivos.

taça do mundo de ciclocrosse: van aert termina invencibilidade de van der poel

 

À frente de MVDP, encontramos um top-4 exclusivamente belga, liderando por Wout Van Aert, que derrotou Michael Vanthourenhout na última volta, e a fechar o pódio Thibau Nys (Baloise Trek Lions), o primeiro em mais de dois meses. O jovem impôs-se ao líder da classificação geral da Taça do Mundo, Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal). O britânico Tom Pidcock não foi além do 9.º lugar, depois de ter acusado fadiga na parte final.

taça do mundo de ciclocrosse: van aert termina invencibilidade de van der poel

A história caótica da corrida começou logo após a partida, com as três grandes estrelas da disciplina a enfrentarem problemas vários. Van Aert voltou rapidamente às primeiras posições, mas Tom Pidcock e Mathieu van der Poel foram forçados a enormes e desgastantes recuperações.

 

No entanto, após a passagem na meta à primeira volta apenas na 28.ª posição, Van der Poel encetou uma recuperação extraordinária, brindando-nos com algumas acelerações esmagadoras (ver vídeos) até chegar aos lugares cimeiros. Onde chegou a colocar Van Aert sob pressão! Pidcock também conseguiu recuperar, mas não demorou muito a ceder ao desgaste e a atrasar-se.

 

Assistimos então à grande viragem da corrida, com o incidente que provocou a queda de Mathieu van der Poel. Van Aert acelerou pouco depois e levou Vanthourenhout consigo, mas o campeão europeu teve de se curvar ao poder do compatriota na última volta. Apesar de Van Aert também ter caído com aparato.

 

Na classificação geral da Taça do Mundo, excelente operação do líder Eli Iserbyt. Com o quarto lugar, enquanto os seus três rivais neerlandeses da Baloise Trek Lions em dia mau – Joris Nieuwenhuis 13º, Pim Ronhaar 16º e Lars van der Haar 7º -, o campeão belga aumentou a vantagem na competição para uma diferença quase decisiva, faltando uma etapa para o fim.

taça do mundo de ciclocrosse: van aert termina invencibilidade de van der poel

Com 34 pontos de avanço para Nieuwenhuis, Iserbyt precisará apenas de seis (um top 20) em Hoogerheide no próximo domingo, para conquistar a Taça do Mundo.

Classificações

Imagens WorldCup_CX Twitter

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World