A F1 está indo longe demais com as pistas de rua?

A mudança do GP da Espanha para um circuito urbano em Madri levantou muitas sobrancelhas. Mas até que ponto são válidas as preocupações dos fãs com o crescente número de circuitos de rua da Fórmula 1?Leia também:

amazon, a f1 está indo longe demais com as pistas de rua?
De ‘Visa Racing Bulls’ a MasterCard Lola: relembre nomes bizarros de equipes de F1
amazon, a f1 está indo longe demais com as pistas de rua?
Após Leclerc, Sainz vai renovar com a Ferrari? Como estão os contratos dos pilotos na F1 e até quando eles vão?
amazon, a f1 está indo longe demais com as pistas de rua?
F1: Ferrari anuncia extensão de contrato de Leclerc, mas faz mistério sobre duração do novo acordo

“Outro circuito de rua, não”, foi a resposta dominante nas mídias sociais após o anúncio da F1 de que o GP da Espanha deixaria sua casa de longa data em Barcelona. Com o futuro de Barcelona no limbo, a partir de 2026, o evento será realizado em um novo circuito de ‘misto’ em Madri, localizado no recinto de feiras IFEMA, próximo ao aeroporto de Barajas, muito mais perto do centro da cidade do que o seu homólogo catalão.

O mapa sinuoso da pista, que apresenta algumas seções construídas propositadamente, incluindo uma curva inclinada de alta velocidade, bem como um traçado de rua mais típico de parada e arrancada, não inspirou muita confiança entre um número crescente de fãs descontentes que sentem que a F1 está começando a se afastar demais de seus amados locais tradicionais e permanentes para circuitos urbanos menos evocativos.

Nos últimos anos, vários circuitos de rua se juntaram ao calendário, incluindo os de Baku, Jeddah e Las Vegas. Há também os circuitos urbanos ou de parque. Não são tecnicamente circuitos de rua, mas estão localizados em áreas metropolitanas tão densas que os projetistas de pistas são limitados pelo ambiente apertado.

Miami é um deles, e Madri também será.

Você poderia argumentar sobre alguns, mas olhando para o calendário deste ano, sete dos 24 locais podem ser classificados como alguma forma de circuito de rua: Jeddah, Melbourne, Miami, Mônaco, Baku, Singapura e Las Vegas.

Todos eles se encaixam na estratégia da Liberty Media de ir para cidades vibrantes de “destino”, facilitando o acesso dos fãs aos locais usando o transporte público e a infraestrutura existente, além de oferecer às equipes e aos patrocinadores opções de hospitalidade mais atraentes.

amazon, a f1 está indo longe demais com as pistas de rua?

Esteban Ocon, Alpine A523

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Esteban Ocon, Alpine A523

Com 17 locais permanentes restantes, parece que a reação dos fãs contra os circuitos de rua é um pouco exagerada nesta fase, embora possa ser vista como um medidor de onde os aficionados de longa data acham que o equilíbrio deve estar.

Os circuitos de rua e sua enxurrada comum de curvas fechadas de 90 graus não mexem com a imaginação dos fãs ou dos pilotos da mesma forma que Eau Rouge, Stowe ou 130R, e também não trazem à tona o melhor do maquinário extremamente impressionante desta era.

A fanfarra em torno da estreia bem-sucedida da F1 em Las Vegas não convenceu os puristas, e provavelmente nunca o fará, e o desejo declarado da Liberty Media de realizar 24 eventos no estilo do Super Bowl provavelmente aumentou a sensação de alarme de que os Monzas, Spas e Suzukas do mundo terão que, eventualmente, dar lugar a Milão, Bruxelas ou Osaka, esta última emergindo como uma candidata interessada em sediar uma corrida no futuro.

Mas esse não parece ser o caso.

A Motorsport.com entende que a F1 tem plena consciência da necessidade de preservar seu delicado equilíbrio entre locais permanentes e circuitos de rua – e entre tradição e comércio – em vez de fazer com que os dois tipos de corrida concorram entre si.

E embora o termo “cidade de destino” evoque imagens de corridas no centro da cidade através de grandes metrópoles, isso não significa que cada novo local tenha que ser exatamente isso, desde que o acesso dos fãs e as instalações estejam de acordo com o padrão.

Um exemplo disso é Zandvoort, que fica a uma certa distância do centro de Amsterdã, mas possui excelentes conexões de transporte público. O vizinho de Zandvoort ao sul, Spa-Francorchamps, melhorou muito nos últimos anos depois de ter ficado para trás, oferecendo agora instalações e pacotes de entretenimento muito melhores para os fãs, mesmo que suas opções de transporte ainda sejam limitadas.

amazon, a f1 está indo longe demais com as pistas de rua?

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, 1st position, waves from his cockpit as fans turn the air orange in celebration of victory

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, 1ª posição, acena de seu cockpit enquanto os torcedores deixam o ar laranja para comemorar a vitória

Monza é a próxima na fila para aderir à filosofia da Liberty de renovar a infraestrutura inadequada do local histórico em um esforço para salvaguardar seu lugar no calendário e, ao mesmo tempo, reforçar seus esforços de sustentabilidade contra o pano de fundo das metas Net Zero 2030 da F1.

A F1 parece estar disposta a trabalhar com os promotores desses locais tradicionais e favoritos dos fãs para que aceitem sua visão de como deve ser um grande prêmio do século XXI, o que poderia inspirar alguma confiança de que não está simplesmente decidido a abandoná-los completamente.

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Sai Barcelona, entra Madri: F1 muda DNA e pode perder GPs clássicos

Your browser does not support the audio element.

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

SpotifyDeezer Apple PodcastsGoogle PodcastsAmazon Music

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World