Acordo Israel-Hamas para libertação de reféns está mais próximo

O Hamas anunciou nesta terça-feira (21) que se “aproxima da conclusão de um acordo de trégua” na Faixa de Gaza, declarou o líder do movimento islamita palestino, Ismail Haniyeh.

acordo israel-hamas para libertação de reféns está mais próximo
acordo israel-hamas para libertação de reféns está mais próximo

“O movimento deu a sua resposta aos irmãos do Catar e aos mediadores. Estamos nos aproximando da conclusão de um acordo”, disse Haniyeh, em breve mensagem divulgada na plataforma Telegram.

De acordo com o Hamas e a Jihad Islâmica, o segundo maior grupo islamita armado palestino, citados pela agência France-Presse (AFP), os dois movimentos aceitaram um acordo e os detalhes devem ser anunciados pelo Catar e pelos mediadores do conflito.

A presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Mirjana Spoljaric, reuniu-se nessa segunda-feira à noite com os dirigentes do Catar e com Haniyeh, para “avançar nas questões humanitárias ligadas ao conflito armado em Israel e em Gaza”.

O Catar, o Egito e os Estados Unidos trabalham num acordo para tentar libertar os cerca de 240 reféns raptados em Israel pelo Hamas, em troca de uma trégua na Faixa de Gaza.

Embora o CICV tenha afirmado que não participa das conversações, insiste para que as equipes do comitê “sejam autorizadas a visitar os reféns para verificar o seu bem-estar, administrar medicamentos e garantir que possam comunicar com as famílias”.

“Nunca estivemos tão perto, estamos confiantes. Mas ainda há trabalho a fazer. Nada está feito até que tudo esteja feito”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional na Casa Branca, John Kirby.

Estrangeiros

Em Gaza, muitas pessoas de nacionalidade estrangeira que estavam retidas no território já conseguiram fugir. Os meios para isso são, muitas vezes, complicados, mas o importante é que se salvem e fiquem longe dos ataques.

Rami, luso-palestina que conseguiu escapar de Gaza e já está em Portugal, denunciou a falta de assistência médica à mulher grávida. A família se sentiu abandonada pelas autoridades portuguesas. Agora planeja pedir asilo político a outro país europeu.
procurou o Ministério da Solidariedade e Segurança Social, o gabinete da ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, e do Ministério dos Negócios estrangeiros em busca de esclarecimentos.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Radioagência

Quase um terço dos servidores da PRF apresentam sinais de depressão

Rádios

Brasil enfrenta a Argentina no Maracanã

TV Brasil

Luta por titulação de terras ainda é realidade para quilombolas

News Related

OTHER NEWS

Otan pede extensão da trégua para ajudar Gaza a libertar mais reféns

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pediu, nesta segunda-feira (27), uma extensão da trégua entre Israel e o movimento islâmico Hamas, que possibilitou a libertação de uma parte dos ... Read more »

Brasil faz melhor campanha da história no Parapan ao somar 343 pódios

A delegação brasileira encerrou sua participação no Parapan de Santiago (Chile) com a melhor campanha da história, ao totalizar 343 medalhas (156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes), 35 a ... Read more »

Reunião entre Vieira e chanceler de Milei indica avanço do Mercosul

O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, avaliou, em coletiva de imprensa neste domingo (26), como “produtiva” a reunião com a deputada argentina eleita Diana Mondino, chanceler designada pelo presidente ... Read more »

Santos arrranca empate com Botafogo, que chega a 8 jogos sem vencer

A três rodadas do término do Campeonato Brasileiro, o Botafogo sofreu um empate doloroso em casa (1 a 1) contra o Santos neste domingo (26) . O time carioca vencia ... Read more »

Creuza Oliveira recebe título da UFBA: “Pela luta das domésticas”

“Esse título e essa honraria não é só de Creuza, mas é da nossa luta histórica”. É assim que a sindicalista Creuza Oliveira, 66 anos, refere-se ao título de doutor ... Read more »

Creuza Oliveira recebe titulação da UFBA: “Pela luta das domésticas”

“Esse título e essa honraria não é só de Creuza, mas é da nossa luta histórica”. É assim que a sindicalista Creuza Oliveira, 66 anos, refere-se ao título de doutor ... Read more »

Aplicativo facilitará doações de sangue no Brasil

Os estoques de sangue dos dos hemocentros podem ser reforçados por meio de um novo instrumento que facilitará a ação voluntária de doadores. O Ministério da Saúde criou a plataforma ... Read more »
Top List in the World