A invenção que quer acabar com a seca e o uso de garrafas de forma simples: com ar e sol

Recentemente, informamos que Espanha e Portugal estão passando por uma grande seca. Enquanto Barcelona teve a ideia de reutilizar a água do banho para dar descarga, uma empresa parece ter uma solução mundial para o problema. O Kumulus-1 aproveita a umidade atmosférica para conseguir uma fonte alternativa de água potável. A invenção pode tornar a falta de chuva “mais suportável” e combater a poluição plástica no processo.

Segundo dados das Nações Unidas, existem 2,2 bilhões de pessoas sem acesso a um abastecimento confiável de água potável e, há pelo menos dois anos, cerca de 1,7 bilhões foram obrigadas a recorrer a fontes contaminadas com fezes. Os números e o problema que a seca representa à escala global são tais que há algum tempo que cientistas e indústria têm explorado novas formas de reforçar o abastecimento de água.

a invenção que quer acabar com a seca e o uso de garrafas de forma simples: com ar e sol

A invenção que quer acabar com a seca e o uso de garrafas de forma simples: com ar e sol

Kumulus-1, a invenção que promete fazer água potável a partir de ar úmido (Imagem: Zouhair Ben Jannet) A proposta do Kumulus-1

O Kumulus-1 é um gerador de água atmosférica, também conhecido como AGW (Atmospheric Water Generator), e basicamente funciona como uma espécie de desumidificador capaz de fornecer água potável. Os responsáveis ​​estimam que num só dia seja capaz de fornecer entre 20 e 30 litros de um líquido que, afirmam, é saudável e adequado ao consumo. Eles afirmam ainda que a máquina cabe em um cubo de apenas um metro cúbico e, se equipada com fonte de energia solar, pode funcionar de forma autônoma. Seu aspecto é de uma ânfora e pesa aproximadamente 60 quilos.

No site, a empresa explica que está a finalizar a certificação CE e que, enquanto espera alcançá-la, começou a receber encomendas. “Assim que o rótulo CE for alcançado, começaremos a entregar máquinas. Além do CE, a nossa água é analisada quase diariamente por laboratórios externos reconhecidos para confirmar que cumpre os requisitos da OMS, os padrões de água potável da UE e os regulamentos da nos países onde atuamos”, comentam seus gestores. Além da qualidade da água, afirmam que a proposta reduziria uma das principais fontes de poluição plástica: as garrafas descartáveis.

Umidade e energia solar

Umidade e energia solar são dois conceitos que a empresa destaca com frequência. “Na Kumulus projetamos, fabricamos e operamos máquinas que geram água potável a partir da energia solar e da umidade do ar. Nossas máquinas são conectadas digitalmente e podem ser controladas remotamente, oferecendo a opção de acesso descentralizado e totalmente autônomo à água potável”, detalha a firma, antes de ressaltar que o aparelho pode ser operado com controle remoto, é fácil de transportar, instalar e usar e ainda pode fornecer entre 20 e 30 litros por dia.

“Além de capturar a umidade do ar, tratamos a água coletada com vários filtros, adicionamos sais minerais para torná-la segura para consumo e depois passamos por um filtro UV antes de sair da torneira para matar bactérias”, acrescenta Mohamed Ali ao portal France 24, cofundador do projeto franco-tunisiano com sede na Tunísia, na França e na Espanha. “Colocamos sensores em toda a máquina para receber dados e ajustar o tratamento da água com base na qualidade do ar”.

a invenção que quer acabar com a seca e o uso de garrafas de forma simples: com ar e sol

A invenção que quer acabar com a seca e o uso de garrafas de forma simples: com ar e sol

Kumulus-1 em funcionamento (Imagem: Kumulus via LinkedIn) Como funciona o Kumulus-1?

O Kumulus-1 conta com uma equipe liderada por Iheb Triki, antigo conselheiro do Ministério da Energia da Tunísia e com vasta experiência na área das energias renováveis, e Mohamed Ali Abid, engenheiro formado na prestigiada Ecole Polytechnique, na França. Para explicar como funciona o dispositivo AGW, eles o comparam a um desumidificador, embora com nuances importantes. Em geral, garantem que, incluindo o valor da máquina, a sua manutenção e energia, a água Kumulus-1 será entre 20 e 30% mais barata do que a água mineral engarrafada.

“Os Kumulus têm muitas semelhanças com os desumidificadores. Mas se entrarmos em detalhes, a quantidade de diferenças torna a comparação imprecisa. Os Kumulus produzem água potável. Isso significa escolher componentes adequados para entrar em contato com a água potável e implementar filtração múltipla e processos de mineralização”, explica a empresa. Além disso, sua tecnologia incorpora uma plataforma com algoritmos preditivos, controle inteligente do consumo de energia e também um sistema de controle remoto.

Projetado para ambientes áridos

Os dispositivos AGW são responsáveis ​​pela obtenção de água potável a partir do ar úmido, uma valiosa fonte de abastecimento. Como referência, o Serviço Geológico dos Estados Unidos explica que se toda a água da atmosfera chovesse de uma só vez, cobriria o globo até uma profundidade de 2,5 cm. Para aproveitar esse ar úmido, o Kumulus-1 incorpora muitos filtros de diversos tipos, inclusive os responsáveis ​​por impedir a passagem de bactérias e partículas. Suas máquinas também estão conectadas via WiFi, BlueTooth ou dados móveis e os próprios dispositivos são responsáveis ​​por monitorar seus componentes.

Kumulus já disponibilizou sua invenção em uma escola na Tunísia (Imagem: Mathieu Michal)

Sobre onde deve ou não ser utilizado, a empresa especifica que o Kumulus-1 pode operar no deserto. “As nossas máquinas são concebidas para as condições climáticas do Mediterrâneo, que é um ambiente relativamente árido”, afirmam os responsáveis. “Sim, as nossas máquinas produzem água no deserto, mas para ter a certeza dos níveis esperados podemos realizar uma análise com base nas condições específicas”.

Inclusive, a Kumulus participou de um programa para levar água potável a áreas remotas de África e, em meados de 2023, instalou quatro das suas ânforas movidas a energia solar em Kebili, na Tunísia.

Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World